Home » Arte » Mostra exibe fotos de Christopher Makos e Andy Warhol

Mostra exibe fotos de Christopher Makos e Andy Warhol

A mostra de Christopher Makos em Milão (foto: Ansa)

A mostra de Christopher Makos em Milão (foto: Ansa)

 

O fotógrafo eternizou famosos como Mick Jagger e John Lennon

Andy Warhol, David Bowie, John Lennon e Liza Minnelli são alguns dos artistas imortalizados pelas objetivas de Christopher Makos, definido como o pai da Pop Art, “o mais moderno dos fotógrafos norte-americanos”. Oitenta exemplares de suas fotos estão expostos desde 12 de junho em Milão, na Galleria Carla Sozzani, e mostram a cena artística de Nova York nos anos 1970 e 1980. 

    Após uma longa permanência na Itália, Makos se muda para Nova York, onde começa a documentar as agitações de uma época de grandes mudanças. Fascinado particularmente com a cena punk, o fotógrafo norte-americano realiza uma série de retratos que fizeram história na fotografia: Tennessee Williams, Halston, John Paul Getty III, David Bowie, Grace Jones, Patti Smith, Richard Hell, Tom Verlaine, Alice Cooper, Iggy Pop, são divinos alguns dos personagens fotografados e mostrados em seu livro intitulado “White Trash”, publicado em 1977. 

    O artista se aproxima de Andy Warhol, que fica muito impressionado com a publicação, tanto que adquiriu mil cópias. Warhol confia a ele a direção artística de seu livro Exposure, que assinala o início de sua amizade e parceria artística. 

    Entre as paredes de prata do ateliê de Warhol, Makos captura a extravagância, os excessos, os bastidores e tantos momentos da extraordinária vida cotidiana do próprio Warhol ao lado de tantos super-stars como Mick Jagger, John Lennon e jovens e promissores artistas como Keith Haring e Jean-Michel Basquiat.

    Na mostra em Milão estão, também, oito obras de grandes dimensões da série “Altered Images”, realizada em 1981, no qual Andy Warhol interpreta a mutável identidade do ser humano, uma homenagem às fotos Man Ray, de Marcel Duchamp, na pele de seu alter ego feminino Rrose Selavy.

    A exposição entrou em cartaz no dia 12 de junho e ficará até o dia 3 de agosto. A Galleria Carla Sozzani fica aberta todos os dias das 10h30 às 19h30, exceto as quartas e quintas-feiras, que fecha às 21h. (ANSA)

ANDY UPSIDE DOWN 1986 (FOTO: ANSA)

ANDY UPSIDE DOWN 1986 (FOTO: ANSA)

 

DAVID JOHANSEN RICHARD HELL 1976 (FOTO: ANSA)

DAVID JOHANSEN RICHARD HELL 1976 (FOTO: ANSA)

 

MOSTRA CHRISTOPHER MAKOS EM MILÃO (FOTO: ANSA)

MOSTRA CHRISTOPHER MAKOS EM MILÃO (FOTO: ANSA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *