Home » Destaques » DANUZA LEÃO, 78 ANOS – UMA VIDA DE LUXO

DANUZA LEÃO, 78 ANOS – UMA VIDA DE LUXO

 

Uma vida de luxo.

É impossível viver sem ele; só que existem luxos e luxos.

Para a milionária Barbara Hutton, a herdeira mais rica dos Estados Unidos, um deles foi mandar fabricar um Rolls-Royce em tamanho pequeno para dar de presente a seu filho, então com 9 anos. E, para motorista do carro, contratou um anão. Será que ter dinheiro demais pira a cabeça das pessoas, elas nunca ficam satisfeitas?


Detalhe: depois de nove casamentos, Barbara Hutton morreu pobre.


Para não ser radical, admito que algum dinheiro sempre ajuda, mas não é tão fundamental assim.Então vou falar de algumas coisas que são, para mim, o luxo dos luxos e que não custam quase nada.


Acordar num domingo de manhã sabendo que a faxineira não vem, que todos os eletrodomésticos da casa estão funcionando e que, com a graça de Deus, o telefone não vai tocar. O dia será silencioso, e o único movimento na casa será o dos gatinhos (agora tenho mais dois) correndo e se enrolando uns nos outros sem emitir um só som. Um domingo assim é um luxo total. Outra preciosidade é, depois de passar 20 dias sem comer carboidrato, nem unzinho, pegar no armário aquela calça de 15 anos atrás, quando você era uma sílfide, e o zíper fechar.

A felicidade é maior do que se ganhasse um brilhante. E quando você chega da rua, com um calor de matar, pega um copo (bonito, de preferência) e toma uma água bem gelada, não é um luxo? Se puser dentro de uma jarra (bonita, de preferência) cascas de limão-siciliano e deixar na geladeira, vai ser a água mais fresquinha e perfumada que já tomou.
Não é um superluxo? Aí você se refresca num chuveiro e depois vai para o quarto, liga o ar-condicionado e se deita numa cama com lençóis brancos limpinhos, cheirosos. Tem luxo maior?

Dar um mergulho num mar azul, sem ondas, sem se preocupar com os cabelos, e depois tomar uma água de coco? E então comer um peixe grelhado, temperado apenas com sal, limão e um fio de azeite. Depois de passar por várias paixões sofridas e alguns casamentos errados, não estar apaixonada é um luxo. Uma sexta-feira, às 7 da noite, você está sozinha, sem a angústia de esperar aquele telefonema.

Sente-se independente e decide sair. Enquanto pinta o olho, começa a pensar em que restaurante vai sem ninguém para dizer que prefere outro.
Quando chega lá, toma dois drinques sabendo que é uma mulher livre e resolvida, que não precisa de ninguém para uma coisa tão banal, que é jantar fora. Não é um luxo?

Bom demais é ter resistido à compra daquele vestido lindo, que fez você ficar duas noites sem dormir pensando “compro ou não compro?”, e passar pela loja uma semana depois, ver que ele está em liquidação, pela metade do preço, e que você nem o quer mais…

E quando chega de uma reunião de trabalho com a cabeça quente, se sentindo um lixo, e a empregada fez aquela sobremesa que você adora, não é como se o Universo estivesse todo a seu favor? E o resultado do exame avisando que sua saúde está ótima? E seu filho que telefona para dizer que está com saudades?

Percebo que misturei muitos luxos com momentos de felicidade; e existe luxo maior do que ser feliz?

 

 

12 Responses to DANUZA LEÃO, 78 ANOS – UMA VIDA DE LUXO

  1. Rosita

    17 de março de 2012 at 18:52

    ÉM UM LUXO MESMO. O MELHOR É QUE ESTOU VIVENDO ESTE MOMENTO. MEU LUXO É A MINHA LIBERDADE E INDEPENDÊNCIA. OBRIGADA DEUS.

  2. Rosita

    17 de março de 2012 at 18:59

    DANUZA, VC É A VOZ DAS MULHERES RESOLVIDAS. NÃO PRECISEI CONVENCER NEM PEDIR A NINGUÉM PARA ASSISTIR A APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA E MAESTRO ANDRÉ RIEU, EM SÃO PAULO, EM MAIO. OBRIGADA POR CONTAR AOS QUE AINDA NÃO CONHECEM ESSE PRAZER.

  3. Elyan Cordeiro Esteves

    20 de março de 2012 at 01:31

    Realmente…depois dos 55 estar podendo viver os luxo de se aposentar, com a consciência de missão cumprida e ainda ter o que fazer, pra complementar o salário, sim, mas principalmente por prazer de saber que ainda pode contribuir e dividir com alguém alguma coisa que se sabe É MUITO LUXO!!!

    E poder dormir e acordar à hora que desejar…

    E poder sair ou não, acompanhada ou sozinha, SEM CRISES!!! SEM STRESS!!

    Outro luxo!

    Graças a Deus porque confiar n’Ele e continuar a viver em esperança é o maior dos luxos!!!

  4. GILDA FURTUNA

    20 de março de 2012 at 15:48

    TUDO QUE EU GOSTARIA DE FALAR, PORQUE FAZER JÁ FAÇO A ALGUM TEMPO. E ADOROOOOOO!!!! OBRIGADA POR CONFIRMAR MINHA FELICIDADE!!!!!

  5. Lia Macedo de Almeida

    28 de março de 2012 at 18:30

    Danusa,acompanho você através dos tempos.Dos tempos de manequim em Paris,até hoje.Para mim,representa o símbolo da mulher resolvida e de bem com a vida,apesar dos trancos sofridos.Suas dicas me servem muitas vezes .Mas a que que me empolgou bastante foi a Colonia Santa Maria Novella.Já tinha descoberto esta preciosidade e estive na sede da bottica em Florença.Não sei se conhece a Caprifoglio.Maravilhosa.Continuo sempre aguardando as suas crônicas na Folha e os seus livros de leitura deliciosa.Um abraço da sua fanzona Lia Macedo de Almeida

  6. valda felismina justino

    2 de agosto de 2012 at 17:41

    Danusa….Adorei o seu livro de Malas Prontas,muito bom viajei o tempo todo,seu livro é um Luxo..
    voce em um luxo.Te admiro muito!!!!Parabéns pela Mulher Maravilhosa,exemplo para to
    das as Mulheres…Bjus

  7. valda felismina justino

    2 de agosto de 2012 at 17:43

    Danusa…. Li e reli o seu livro de Malas Prontas , uma verdadeira viagem isso é um Luxo.Parabens!!!!

  8. MARCIA REGINA DE OLIVEIRA REIS STECA

    3 de dezembro de 2012 at 22:40

    Por qual motivo prioriza tanto o ter? Por qual motivo não tem mais graça ir a Paris porque até o porteiro do prédio pode ir tambem? Por qual motivo é melhor ficar em casa lendo um livro ( que o porteiro pode tambem comprar e ler!) é melhor? Ora os menos abastados não tem direito de ir a Paris? Sabe Danuza…as vezes perdemos a oportunidade de ficarmos calados…somos todos iguais e o dinheiro está literalmente longe de nos tornar diferentes uns dos outros…todos somos mortais…todos precisamos de ir ao banheiro…todos precisamos comer ( arroz e feijão ou caviar tanto faz!)…A diferença entre nós sempre estará no ser…Amor! Isso é ser chique…isso é um luxo!

  9. LilianMR

    3 de março de 2013 at 08:34

    Gosto muito dos textos da Danuza, já li um livro dela e estou lendo este ultimo.Admiro seu trabalho de escritora e sua arte de ser mulher. Admiro sua franqueza, simplicidade e glamour. Admiro sua conquista de ser consciente sobre si e sobre a realidade e fantasia. Compartilho muito de suas opiniões. Ela retrata como nenhuma outra escritora brasileira o mundo que vivemos. Os exemplos de sua vida refletem na nossa e seus livros chegam a ser inspiradores para transformação da nossa vida e para melhor. Quem não compreende Danuza é pq ainda não estão no momento de comprender a vida e a si mesmo…eles ainda tem chão a percorrer.
    Gostaria muito de a conhecer pessoalmente ou trocar mails com esta personagem viva, há algum meio?
    Fuerte abraço
    Lilian

  10. Neli pereira Coem

    7 de março de 2013 at 12:41

    Adoro a d
    Adoro a Danuza Leão,leio tudo que ela escreve.
    Recentemente li um artigo em que ela fala de um lugar em Paris que ela compra óculo baratos.Se possível gostaria de ter um contato para
    obter este endereço,pois estou viajando para lá
    Agradeço desde já a atenção.
    Neli Cohem
    Porto Alegre/RS

  11. Teresinha

    9 de junho de 2013 at 12:25

    Tou nessa! Depois de tantas obrigações, cheguei no ponto que queria. É muito parecido com o que você descreveu. Vou confessar. Estou adorando.

  12. Corina Maciel

    7 de julho de 2014 at 00:27

    A D O R O DANUZA LEÃO!
    Leio todos os livros dela.
    Quando viajo, carrego um na maleta.
    Quando não levo, vejo-me obrigada a comprar na 1ª livraria que encontro.
    Então, fico com dois.
    Se eu gostar muito de uma pessoa, posso presenteá-la com um livro da Danuza Leão.
    Danuza é mestra na arte de viver.
    Se ela tem algumas frescuras? Quem não as tem?
    Julgá-la por frases isoladas, soltas é estupidez de quem não conhece um pouco dela.
    Por que ela se desnuda nos livros que escreve.
    Corajosa como poucas (mulher é bicho sonso),
    Danuza Leão é fonte onde vou beber sobrevivência neste mundo doido em que vivemos.
    A M O DANUZA LEÃO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *