Home » Educação » Fórum de gestão discute competência nas organizações públicas

Fórum de gestão discute competência nas organizações públicas

Prof. Dr. Joel Souza Dutra

 

Um dos maiores especialistas do país em gestão de pessoas, Joel Souza Dutra, abordará, entre outros temas, os grandes desafios das organizações públicas brasileiras na atualidade

 

 

Os grandes desafios das organizações públicas brasileiras hoje são a carreira e a valorização do servidor. As organizações públicas devem oferecer instrumentos que dêem condições para o servidor enxergar seu horizonte profissional com clareza e estimular o seu desenvolvimento como pessoa dentro da instituição. Além disso, o servidor deve ascender na carreira em função do mérito pela agregação de valor para a organização, que por sua vez, precisa ter transparência e clareza de critérios na avaliação da competência.

Estes são alguns dos recados que o escritor e professor Joel Souza Dutra dará aos participantes do Fórum Nacional de Gestão Estratégica de Pessoas em Organizações Públicas – O Desafio da Gestão na Administração Pública. O evento acontece nos dias 17 e 18 de maio, no Victoria Villa Hotel, em Curitiba.

Considerado um dos principais especialista de gestão de estratégia de pessoas, Dutra alerta as organizações públicas brasileiras. “Hoje nas organizações as pessoas são avaliadas por aspectos não tangíveis”, afirma. Ele defende que a competência, como sinônimo de agregação de valor, está ligada à ideia de entrega e que a pessoa agrega valor quando entrega o que a empresa ou a organização pública quer. “A entrega é ajudar as pessoas a enxergar as demandas do contexto sobre elas”, explica Dutra.

Para o especialista, as empresas ou organizações públicas brasileiras que utilizam a gestão por competências adotam em sua maior parte o conceito da escola americana, cuja lógica consiste basicamente em identificar um perfil relacionado a determinado cargo, considerando conhecimentos habilidades, atitudes e outras características subjacentes. “As organizações devem considerar a entrega concreta e não a potencial”, reforça Dutra.

 

Livros

 

 Joel Souza Dutra é diretor geral do Departamento de Recursos Humanos da USP e professor livre docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da universidade (FEA-USP), além de consultor das principais empresas do país em assuntos relacionados à gestão estratégica de pessoas.

Ele é autor também de diversas publicações, entre elas, Gestão de Carreiras na Empresa Contemporânea – 2010 – Editora Atlas Gestão de Pessoas; Práticas Modernas e Transformação nas Organizações 2010 – Editora Atlas; estão de Pessoas – Desafios Estratégicos das Organizações Contemporâneas – 2009 – Editora Atlas; Competências: Conceitos, Métodos e Experiências – 2008 – Editora Atlas; Competências: Conceitos e Instrumentos para a Gestão de Pessoas na Empresa Moderna – 2004 – Editora Atlas; Gestão de Pessoas – 2002 – Editora Atlas e As Pessoas na Organização – 2002 – Editora Gente.

 

Serviço:

 

Fórum Nacional de Gestão Estratégica de Pessoas em Organizações Públicas – O Desafio da Gestão na Administração Pública

 

Data: 17 e 18 de maio

Horário: 8h30 às 12h30 e 14h às 18h (cursos e palestras)

Local: Victoria Villa Hotel, em Curitiba

Endereço: Av. Sete de Setembro, 2.448 – Curitiba

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>