Home » Manchetes » Câncer de boca e garganta aumenta em jovens. O Vilão? O HPV.

Câncer de boca e garganta aumenta em jovens. O Vilão? O HPV.

64027_377894768970534_1286256642_n

 

 

Já bastante conhecido, principalmente pelo público feminino, o Papiloma Vírus Humano (HPV) é um vírus sexualmente transmissível e responsável por cerca de 500 mil novos casos de câncer de colo uterino, a cada ano.

Mas um fato que vem deixando a saúde pública em estado de alerta é o aumento nos casos de tumores de boca e de garganta, principalmente entre os jovens. Este crescimento no número de incidências parece estar diretamente ligado à vida sexual desses jovens. De acordo com Sérgio Augusto Triginelli, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e médico com pós-doutorado em ginecologia oncológica, “O jovem está transando mais. Está bebendo mais, se drogando mais. Isso provoca uma liberalidade quase inocente, já que, alterado, o sujeito não é mais dono de seu controle”.

Nos EUA, o Relatório Anual à Nação sobre a Situação do Câncer, que abrange o período de 1975 a 2009,no país, indica que a incidência de tumores de boca,garganta e ânus tem crescido. Percebeu-se também que, entre 2008 e 2010, a vacinação contra o vírus do HPV manteve-se em um índice inferior ao esperado entre as adolescentes – o que, na opinião dos pesquisadores, contribui com o avanço da doença. Números do Centro Nacional de Estatísticas da Saúde dos EUA mostram que, em 2005, 55% dos garotos e 54% das garotas entre 15 e 19 anos já haviam praticado sexo oral. O que pode explicar a maior presença do HPV nos tumores na boca, mesmo sendo mais comum em câncer no pênis, ânus e colo do útero.

De acordo com pesquisadores e estudiosos do assunto, a maioria das pessoas será infectada pelo HPV em algum momento da vida. E, em geral, o vírus desaparece sem maiores consequências. Apesar de todos estes apontamentos, as pesquisas sobre a relação entre HPV e câncer na boca ainda não estão concluídas e os mecanismos de infecção ainda não são totalmente conhecidos. Um outro estudo americano, de avaliação da saúde e nutrição, reuniu 5,5 mil pessoas entre 2009 e 2010. O estudo descobriu que o HPV oral é mais frequente entre idosos, em parceiros sexuais recentes e entre fumantes, pessoas que bebem muito álcool e também entre usuários, atuais ou antigos, de maconha. Os pesquisadores destacam ainda que, segundo projeções, até 2020, o número de casos de câncer oral vai superar o número de casos de câncer de colo de útero.

*Com informações: Correio Braziliense

One Response to Câncer de boca e garganta aumenta em jovens. O Vilão? O HPV.

  1. Aristides Marchetti Filho

    10 de dezembro de 2013 at 10:59

    Assustador!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>