Home » Manchetes » Esterilização de instrumentos cirúrgicos evita infecções

Esterilização de instrumentos cirúrgicos evita infecções

Doutor Alderson Luiz Pacheco

 

Anvisa determina que materiais devem ser esterilizados com calor úmido para eliminar as microbactérias. 

Bisturi, cânula, tesoura, pinça, fio de costura cirúrgico e grampeador são alguns instrumentos utilizados em procedimentos de cirurgia plástica. O bisturi é sem dúvida o mais conhecido. A ferramenta tem a forma de uma faca, reta ou curva, é utilizada para fazer incisões e possui uma lâmina bem afiada. “O bisturi elétrico é um aparelho cirúrgico utilizado na secção ou coagulação dos tecidos a partir do uso de correntes de alta frequência, aplicadas por elétrodos”, explica o cirurgião plástico Alderson Luiz Pacheco, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

A cânula é um instrumento usado principalmente em lipoaspirações e tem o formato de um tubo fino e vazado. Já o fio de costura cirúrgico, ou fio de sutura, é um material produzido com fibras vegetais ou estruturas orgânicas utilizado para o fechamento de cortes. “A pinça cirúrgica é uma ferramenta de precisão, que possui diferentes modelos, tamanhos e formatos. A pinça de dissecação, por exemplo, é usada para manusear tipos específicos de tecidos do corpo, a hemostática traumática serve para manipular o vaso sangrante e a não-traumática visa minimizar o trauma vascular”, esclarece.

Pacheco aponta que além do conhecimento do uso de cada instrumento usado nas intervenções cirúrgicas, é fundamental que o cirurgião saiba qual a melhor técnica de esterilização dos materiais que não são descartáveis. “A esterilização é um processo essencial para evitar infecções por microbactérias, que causam lesões e muitos transtornos aos pacientes quando ocorrem. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cria as regras de esterilização de instrumentos cirúrgicos e prevê a obrigatoriedade da realização do procedimento correto”, observa.

De acordo com a Anvisa, é proibida a esterilização líquida dos instrumentos usados em cirurgias plásticas no abdômen, nas mamas e em lipoaspirações. Esta regra tem como objetivo evitar a infecção por bactérias resistentes à maioria dos antibióticos, dificultando o tratamento do problema e prejudicando a recuperação do paciente. “O recomendado é realizar a esterilização com calor. As clínicas e hospitais podem terceirizar este serviço, porém, se houver algum problema, serão responsabilizados”, destaca o cirurgião, mestre em Princípios da Cirurgia utilizando o laser.

O calor é considerado o agente físico mais prático e eficiente no que diz respeito ao controle microbiano e desinfecção. Ele pode ser empregado na forma úmida ou seca. O tempo e a temperatura são os parâmetros que devem ser controlados neste tipo de esterilização. “Todos os organismos possuem uma temperatura mínima, máxima e adequada para o seu crescimento. Se a temperatura for superior ao limite do organismo, os efeitos são letais, pois o calor oxida os constituintes celulares e ocorre à desnaturação das proteínas e ácidos das células”, esclarece.

O calor seco não é considerado a melhor estratégia, já que o ar é menos condutor de temperatura do que a água. O calor úmido possui elevado poder de penetração e tem a capacidade de romper as membranas celulares dos microorganismos. “Este é o método recomendado pela Anvisa para esterilizar os matérias usados na cirurgia plástica. A esterilização a vapor é indicada principalmente para instrumentos que entram em contato direto ou indiretamente com o paciente durante a cirurgia. A autoclave é o aparelho mais utilizado neste caso”, acrescenta.

Clínica Michelangelo continua com Campanha do Agasalho

A Clínica Michelangelo de Cirurgia Plástica, localizada em Curitiba (PR) e dirigida por Pacheco, iniciou uma campanha de arrecadação de agasalhos no começo do inverno e continua recebendo roupas para possam aquecer quem precisa. “Os agasalhos serão doados para a Fundação de Assistência Social de Curitiba (FAS de Curitiba). As doações serão recebidas até o fim de agosto. Ainda dá tempo de doar uma peça de roupa e ajudar a esquentar os dias frios de alguém”, declara Pacheco.  A FAS é o órgão público responsável pela gestão da assistência social em Curitiba, atuando de maneira integrada a órgãos governamentais e instituições não governamentais.

Doutor Alderson Luiz Pacheco (CRM-Pr 15715)

Cirurgião Plástico

Site:  http://www.alplastica.com/

Blog: http://draldersonluizpacheco.wordpress.com

Email:  plastica.pacheco@yahoo.com.br

Fone: 41 3022-4646      

Endereço: Rua Augusto Stellfed, 2.176, Champanhat, Curitiba/PR 

2 Responses to Esterilização de instrumentos cirúrgicos evita infecções

  1. habika

    11 de abril de 2013 at 01:48

    Dear Sir/Madam,

    We want to introduce our company Avec Industries as one of the leading manufacturer & exporter of surgical instrument Dental instrument and Beauty care implements and all style of Razor Edge Scissors with Leather Kits.

    We promise that we shall give you best quality and reduce prices then your regular suppliers. Please visit from our web site at http://www.avec-ind.com and you tell us which you need instruments in this time write us with art no.

    Note: any logo/ name can be printed on your products.

    Hope to hear from you soon.

    Best regards,
    habika abid

    Avec Industries
    Sialkot , Pakistan.
    Telephones:
    92-52-8114147
    Cell 92-301-6162509 92-331-6193739
    E-mail:avec@avec-ind.com
    info@avec-ind.com
    Web:www.avec-ind.com

  2. Muhammad Nadeem

    9 de agosto de 2013 at 23:21

    Hello!
    We would like to take this opportunity to introduce ourselves we (Bahaar Trading Corperation) have been dealing in all Surgical instruments since 1998.Our products range includes all kinds of :-
    1-Surgical instruments
    2-Manicure instruments
    3-Dental instruments
    4-Orthopedic instruments
    5-Titaniun Instruments
    6-Vaterinary instruments
    7-Laparascopy Instruments
    Enclosed Please find some pictures of the merchandise being produced by us for your review/selection.
    Mean while , for your review and selection of our quality products please
    visit our website http://www.btcsurgico.com and advise us your selected Art nos.
    of requisite Product/Models enabling us to quote you our best F.O.B price
    offers.
    We have been in this business for last 13-years and our all esteemed
    customers in all over the world satisfied the quality and prices of our
    products as well as our services.

    At present, if you have any inquiry/order related to our offered line we
    shall be much delighted to support you in achieving your set goals in this
    business.
    Any desirable samples are available on your call. We are confident that
    you would find the quality and workmanship of our products up to your
    mark.

    We are looking forward your response to begin our long lasting mutually
    beneficial relationships with your esteemed company
    Best regards ,
    Muhammad Nadeem
    Bahaar Trading Corperation
    Rang Pura Sialkot
    Pakistan 51310

    Tel:-+92-300-6101834
    Fax:-+92-52-4570017
    Email : info@btcsurgico.com

    Web : http://www.btcsurgico.com Skype:nadeem.muhammad530

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>