Home » Manchetes » Inverno exige cuidados especiais com os olhos

Inverno exige cuidados especiais com os olhos

oculos1

 

Médico do Instituto de Oftalmologia de Curitiba e o consultor óptico Eric Gozlan, dão recomendações para essa época do ano

 

Apesar das temperaturas baixas do inverno, os raios solares prejudiciais à saúde dos olhos não deixam de aparecer. Por conta disso, a recomendação é que os óculos solares sejam utilizados tanto no verão quando no inverno, para a proteção de raios UVA e UVB e para evitar problemas futuros como a catarata e a degeneração macular relacionada à idade.

“A catarata torna a lente natural do olho, o cristalino, embaçada ou deficiente, já a degeneração macular relacionada à idade leva à incapacidade visual em pacientes com mais de 70 anos”, explica o oftalmologista do Instituto de Oftalmologia de Curitiba (IOC), Paulo Nocêra. Segundo ele, esses dois problemas podem ser prevenidos com o uso contínuo de óculos de sol.

Além disso, é preciso ter cuidado ao se manter em lugares fechados, pois neste período são comuns patologias oculares como as conjuntivites virais e alérgicas. As conjuntivites alérgicas ocorrem quando se têm contato com roupas de inverno e cobertores que ficaram guardados por bastante tempo em ambiente fechado.

Já as conjuntivites virais, ocorrem quando há pouca circulação de ar fresco e aglomerado de pessoas. Por isso, é preciso lavar as mãos frequentemente e evitar coçar os olhos. “É importante consultar o médico para um diagnóstico eficaz e tratamento adequado, já que ambos os tipos tem sintomas parecidos: olhos vermelhos, inchaço, secreção não purulenta e coceira”, finaliza o médico do IOC.

Como escolher seus óculos de sol

Apesar de ser considerado um acessório fashion, a escolha do melhor modelo é de grande importância para a saúde ocular. Segundo o consultor óptico Eric Gozlan, o uso de óculos de sol sem filtros contra a radiação ultravioleta é equivalente ao não uso do acessório. “As lentes ideais são as que possuem filtros UVA e UVB, já que as de vidro acrílico ou coloridas causam a dilatação da pupila, ou seja, deixam os olhos totalmente expostos ao sol, sem nenhuma proteção”, recomenda.

Para as pessoas que usam lentes corretivas também existem algumas opções para que o cuidado com o sol não fique de lado, como as lentes fotocromáticas. Já para quem usa lentes de contato, não há nenhum problema em usar os óculos escuros ao mesmo tempo, pois o uso protege contra agentes infecciosos. Além disso, o formato dos óculos também é um fator importante. “Armações de baixa qualidade podem cair ou então pressionar o nariz e os lados da face, causando dores de cabeça e marcas no rosto”, finaliza Gozlan.

 

Serviço:

Eric Gozlan Lunettes

Loja virtual: www.ericgozlan.com.br

Sede: Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1166 – Centro

(41) 3018-8129

Filial: ParkShoppingBarigüi, loja 222

(41) 3085-2449

 

Instituto de Oftalmologia de Curitiba – IOC

Av. Getúlio Vargas, 1.500 – Rebouças | Curitiba, PR

Telefone / Fax: (41) 3322-2020

www.ioc.med.br

www.facebook.com/ioccuritiba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *